Notícias de Mercado

28/10/19

Supermercados do Rio reduzem em cerca de 42% a distribuição de sacolas plásticas

Na última quinta-feira (24), a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) divulgou dados apotando que, em cerca de quatro meses de adequação da Lei que proíbe a distribuição das sacolas plásticas convencionais que produzidas com 100% de petróleo, houve uma redução de cerca de 42% na distribuição das sacolas plásticas nos supermercados associados.

 

De acordo com a ASSERJ, o levantamento foi feito junto aos estabelecimentos que estão cobrando o preço de custo pelas sacolas retornáveis e aderiram ao movimento "Desplastifique Já!" Que foi lançado no dia 25 junho deste ano. Com o mote "Use sacolas retornáveis. Desplastifique já! Supermercados do Rio e você, juntos pela redução das sacolas plásticas", o movimento pretende fazer com que os consumidores repensem sobre o uso indiscriminado da sacola.

 

Além disso, ele orienta sobre o impacto do produto no meio ambiente, buscando a mudança de hábitos para um consumo mais consciente, incentivando o uso de sacolas retornáveis. Vale destacar que, por ano, cerca de 4 bilhões de sacolas plásticas eram distribuídas no Estado do Rio de Janeiro.

 

Desse modo, mais de 300 milhões de sacolas plásticas eram entregues por mês. Com a aplicação da Lei, em apenas quatro cerca de 560 milhões deixaram de ser distribuídas no Estado. O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado do país a banir a distribuição das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais.

 

Fonte: Eu Rio!