Notícias de Mercado

23/10/19

Metade das famílias endividadas dos país está na região Sudeste

Um levantamento feito pela empresa de renegociação de dívidas online Acordo Certo e divulgado com exclusividade pelo Valor Investe mostra que a região Sudeste concentra o maior número de inadimplentes do país, com 51% de pessoas endividadas .

 

Nível de endividamento das regiões do país

 

Dentro do ranking total, o estado de São Paulo lidera com 30%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11%, e por Minas Gerais e Espírito Santo com, respectivamente, 9% e 2%.

 

Distribuição de nível de endividados entre as principais cidades do Sudeste:

 

·         São Paulo – 15%

·         Rio de Janeiro – 7%

·         Belo Horizonte – 3%

·         Campinas – 1,5%

·         Guarulhos – 1,2%

·         Osasco – 1%

·         Santo André – 1%

 

Motivos

 

A pesquisa também releva que a maioria das dívidas (69,5%) se refere a contas atrasadas com serviços públicos, como de saneamento básico e energia. Outra recorrência comum são débitos que estão na mão de empresas que compram carteiras de clientes inadimplentes dos bancos, varejistas etc., chamadas de securitizadoras.

 

Com que os brasileiros do Sudeste se enroscam

 

Segmento Representatividade na dívida Seviços públicos (energia, saneamento básico) 69,53% Securitizadoras 9,80% Serviços bancários 9,58% Varejo 3,91% Cartões 3,83% Educacional 3,33% Veículos 0,01% PJ 0,01% 

“Entendemos que todos devem ter a oportunidade de limpar o nome, quitar aquele débito antigo e reorganizar as contas atrasadas”, afirma Dilson Sá, presidente da Acordo Certo.

 

Fundada em 2015, a Acordo Certo possui 25 milhões de CPFs em débito para negociação, sendo que cada pessoa física deve, em média, R$ 1.442. Atualmente, a empresa contabiliza mais de 1 milhão de acordos fechados, somando um montante de R$ 60 milhões de dívidas pagas.

 

Fonte: Panorama Farmcaêutico