Notícias de Mercado

16/08/19

Indicador da OMC de crescimento comercial cai em relação a maio

A Organização Mundial do Comércio (OMC) afirmou nesta quinta-feira que seu último indicador de previsão trimestral “sugere que a expansão abaixo do esperado no comércio de mercadorias persistirá nos próximos meses”.

 

O índice mostrou que o crescimento do comércio mundial de bens tende a enfraquecer, com uma leitura de 95,7. Em seu relatório trimestral anterior, em maio, a OMC afirmara que o crescimento permaneceria fraco, com uma leitura de 96,3.

 

Uma pontuação abaixo de 100 no indicador, uma medida composta de sete impulsionadores do comércio, sinaliza um crescimento abaixo da tendência.

 

Referindo-se a um relatório da divulgado em julho, a OMC disse que os fluxos comerciais foram atingidos por novas restrições em níveis historicamente altos. “As tensões que levam a maiores barreiras comerciais e a maior incerteza representam riscos significativos para as previsões de crescimento do comércio”, acrescentou.

 

A fraqueza no índice trimestral mais recente foi impulsionada pelos valores abaixo da tendência em todos os índices componentes que determinam a leitura, disse.

 

Componentes eletrônicos mostram que índices de frete aéreo internacional tiveram leituras bem abaixo dos níveis anteriores, enquanto a produção e as vendas de automóveis e as matérias-primas agrícolas parecem ter chegado a mínimas recordes, segundo a OMC.

 

Fonte: Reuters