Notícias de Mercado

06/11/19

Demanda por trabalhadores temporários no Natal deve ser a maior dos últimos anos

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores neste fim de ano. O número representa um aumento de 4% em comparação com 2018, o maior em seis anos. O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.

 

Os maiores volumes de contratações serão nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de supermercados (12,8 mil). Dentre os dez segmentos do varejo, as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as mais positivamente afetadas pelas vendas natalinas.

 

A professora do MBA de Liderança e Coaching do Centro Universitário Internacional Uninter, Erika Lotz, explica que o trabalho temporário pode ser uma oportunidade para conseguir ser efetivado em uma empresa. A lei permite que uma pessoa seja contratada por 180 dias e ainda prorrogar por mais 90, assim, o profissional tem mais tempo de mostrar o seu trabalho.

 

“É importante que o funcionário faça a sua parte para chamar a atenção dos empregadores para o seu perfil. Determinados comportamentos em relação às tarefas e relacionamentos fazem brilhar os olhos de quem contrata”, comenta Erika.

 

A especialista listou algumas dicas para quem quer começar 2020 empregado.

 

Tarefas:

 

- Faça com muito capricho, no prazo e com qualidade. Essas ações são facilmente percebidas aos olhos dos outros, pois encantam e comunicam muito sobre o comprometimento do trabalhador.

 

- Mostre interesse em aprender e melhorar a cada dia.

 

- Contribua com ideias quando identificar oportunidades.

 

- Seja pontual e assíduo.

 

- Cuide da imagem pessoal, pois você é o representante direto da empresa.

 

Relacionamentos:

 

- Seja cordial tanto com os clientes quanto com colegas de trabalho.

 

- Quando um problema ocorrer coloque o foco na solução e nas possibilidades e abandone a caça aos culpados ou a justificativas.

 

- Busque aprender com tudo o que acontecer.

 

- Ofereça ajuda ao colega quando você puder e ele precisar. O espírito de equipe é uma competência muito bem-vinda nas organizações.

 

- Seja ético, jamais se permita envolver em fofocas.

 

Fonte: Segs