Notícias de Mercado

04/09/19

Bayer e IICA lançam capacitação online sobre produção sustentável

Promover a agricultura sustentável é uma prioridade na agenda de quem trabalha com o campo. Para ajudar o produtor e as equipes que trabalham no dia a dia da fazenda, a Bayer acaba de lançar um treinamento on-line focado nas boas práticas agrícolas. Desenvolvido em colaboração com o GlobalG.A.P. e oferecido em colaboração com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o treinamento virtual do BayG.A.P. já está disponível para todos os produtores brasileiros.

 

Os módulos de treinamento estão disponíveis on-line na forma de vídeo aulas com conteúdo prático, para que produtores e trabalhadores rurais possam se atualizar sem sair de casa. "Existe também a opção presencial, com três dias de treinamento para grupos de produtores, mas o formato on-line democratiza o acesso à informação, especialmente porque atinge pequenos e médios agricultores", diz a gerente de relações com a cadeia alimentar da América Latina, Cristiane Lourenço.

 

As sessões fornecem tópicos como manejo integrado de pragas, uso seguro de produtos de proteção de culturas, a importância da segurança dos polinizadores, rastreabilidade e muito mais.

 

“O BayG.A.P é uma poderosa ferramenta de treinamento focada no desenvolvimento dos agricultores, relacionada às boas práticas agrícolas para a produção de alimentos seguros”, afirma o gestor de Projetos de Cooperação Técnica Internacional e Ponto Focal de Projetos para a Regional Sul do IICA Brasil, Christian Fischer.

 

Além de todo o conhecimento a ser usado no dia-a-dia, outro grande benefício para o agricultor é o fato de o treinamento funcionar como uma preparação para os produtores que desejam obter importantes certificações internacionais, como o GlobalG.A.P, que é um pré-requisito para exportação para muitos mercados. Por outro lado, no Brasil, por exemplo, o treinamento também traz à tona a questão da rastreabilidade que, desde agosto, se tornou uma exigência para os produtores de frutas e vegetais frescos. Por esse motivo, o BayG.A.P no Brasil conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

 

“Através deste acordo, a ABRAS é responsável por promover o treinamento e incentivar a participação dos produtores. Nosso objetivo é que todas as frutas e verduras da natureza, destinadas ao consumidor final brasileiro, sejam rastreadas (da produção à logística e distribuição de estoque). Acreditamos que essas iniciativas são essenciais para garantir alimentos seguros e saudáveis à mesa dos brasileiros”, explica o superintendente da ABRAS, Márcio Milan.

 

BayG.A.P. é um treinamento aliado do produtor e de toda a cadeia alimentar. Com boas práticas agrícolas, o agricultor atende aos requisitos de nível global, podendo expandir seus negócios para outros mercados.

 

O treinamento está disponível desde 14 de agosto e o registro on-line para o BayG.A.P. pode ser acessado aqui.

 

Fonte: Grupo Cultivar