Notícias de Mercado

30/05/19

Venda de sacola retornável da Cencosud valoriza arte de rua e patrocina ação social

Preservação do meio ambiente aliada à arte e a ações sociais. As lojas da Cencosud, 4º maior grupo supermercadista do país, uniram em um único produto esses três princípios. Clientes de todas as unidades das redes de supermercados Prezunic, Bretas e GBarbosa podem adquirir sacolas retornáveis assinadas por brasileiros ligados à arte urbana e contribuir com um programa social voltado às pessoas acima de 50 anos. 

 

De acordo com a empresa, a cada ecobag vendida por R$ 3,99 são destinados R$ 0,20 à manutenção do Instituto GBarbosa, que oferece melhoria da qualidade de vida para esse público. Um exemplo de ação foi a criação do centro comunitário Instituto GBarbosa 50+, espaço de 200 metros quadrados, inaugurado em novembro de 2018, em Aracaju (SE). No local são realizadas inúmeras atividades gratuitas como cursos, oficinas, palestras sobre empreendedorismo, tecnologia e atividades com foco no bem-estar, qualidade de vida, saúde e nutrição voltadas às pessoas com mais de 50 anos.


Feita de ráfia, uma sacola retornável suporta 15 kg e substitui até seis sacolas plásticas convencionais, além de durar anos. A adesão a esse tipo de produto é uma tendência que contribui com a preservação do meio ambiente. As sacolas plásticas são responsáveis por 10% de todo o lixo produzido mensalmente no Brasil e levam até um século para se decompor, prejudicando o meio ambiente.


Desde 2016, a Cencosud já comercializou mais de 2,5 milhões de sacolas retornáveis, disponíveis em aproximadamente 180 estabelecimentos comerciais ao registrar um aumento de 15% nas vendas a cada ano. A expectativa da companhia é que o número aumente, uma vez que as pessoas estão mais conscientes, adotando hábitos sustentáveis como, por exemplo, o costume de sempre levar a sacola retornável de casa antes de ir ao supermercado.


"Quando lançamos as ecobags, fizemos questão de agregar ainda mais valor ao produto, investindo na sustentabilidade, na valorização da arte e no potencial das pessoas com mais de 50 anos, valores presentes no DNA da companhia. Queremos incentivar uma mudança de hábito e conscientizar os clientes de que pequenas mudanças de atitude trazem inúmeros benefícios para o meio ambiente", afirma Fábio Sento Sé, gerente de responsabilidade social da Cencosud Brasil.


A coleção de sacolas retornáveis Artistas do Brasil é composta por dez diferentes modelos, assinados por artistas como Pixote Mushi, Guilherme Asthma, Lanó Art (Carolina e Juliana), Siren Arte (Camila Siren) e Daniel Toys, além de Dan Roots e Tito Ferrara, entre outros representantes da street art brasileira. Os modelos são colecionáveis e contam com nova coleção a cada seis meses, com estampas que retratam a natureza, culturas, personalidades, homens e mulheres de diferentes etnias e realidades sociais.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Cencosud