Notícias de Mercado

24/06/19

Supermercados Cotriel entre as maiores companhias do setor no Brasil

O setor supermercadista é um dos principais indicativos da economia por sua inserção e representatividade no dia a dia dos consumidores. E as cooperativas cada vez investem mais em suas lojas para atender melhor os seus associados e clientes. O reflexo disso pode ser percebido no Ranking Abras 2019, que chega a sua 42ª edição e revela os atuais dados e movimentações do setor supermercadista. Entre as maiores companhias do setor, destaque para 21 cooperativas que atuam em 15 regiões do Rio Grande do Sul.

 

A pesquisa elaborada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que os supermercados das 21 cooperativas registraram um faturamento bruto de R$ 1,55 bilhão em 2018, o que representa 8,66% do faturamento bruto total de todas as companhias do setor no RS. As cooperativas possuem 137 lojas e uma área de vendas de 109,750 m2. Em 2018, elas registraram 770 check-outs nos caixas de atendimento, com números expressivos na geração de empregos diretos, totalizando 4.853 funcionários.

 

Entre as 21 cooperativas gaúchas presentes no ranking de 2018, a Cotriel aparece em 8º lugar. No geral do Brasil,  está em 239º lugar, 27 posições abaixo de 2017. Na região Sul, está em 79º e no Estado em 40º lugar. O ranking considera o faturamento bruto das empresas supermercadistas para definição das posições.

 

O administrador dos Supermercados da Cotriel, Nelson Junior Sebben, ressaltou que mesmo em um momento de restrição de compras por parte dos consumidores, o setor, que possui nove lojas tem feito ações que mantém o crescimento das vendas: ” A Cotriel tem uma política clara de atuação no varejo, com o pagamento de todos os tributos desde a compra até a venda, busca por melhorias e inovações, padrão de qualidade e segurança nos negócios. Um fator que tem auxiliado o crescimento das vendas da Cotriel é a participação na Redeagro, uma central de negócios das Cooperativas agropecuárias do RS com apoio da Fecoagro, na qual estamos realizando negócios em conjunto com outras 17 cooperativas gaúchas, com objetivo de aumentar ainda mais a  competitividade. Procuramos nos reinventar, com promoções, ofertas toda a semana e boas condições para os associados e clientes das cidades que atendemos, disse.

 

239° – Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. (Espumoso)

 

Faturamento bruto: R$ 77.397.090,00

 

Número de check-outs: 41

 

Área de vendas (m2): 4.175

 

Número de lojas: 9

 

Número de funcionários: 289

 

Fonte: Clic Espumoso