Notícias de Mercado

03/06/19

Produção de peixe cresce no Brasil, com destaque para a de tilápia, em SP

A produção de peixes no Brasil deve crescer cerca de 10% em 2019, segundo dados Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), para mais de 722 mil toneladas. A maioria é de tilápia, espécie que representa mais da metade da produção, com 420 mil toneladas no ano passado. Neste ano, o crescimento desse tipo de peixe deve ser maior do que a média, de 15% em relação a 2018.

 

Boa parte da tilápia consumida no país vem do noroeste de São Paulo, estado que é o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas do Paraná. A região é responsável por mais de 70% da espécie em São Paulo.

 

No distrito de Esmeralda, na cidade de Rubinéia, funciona a sede de um grupo que tem mais de 600 tanques para engorda da tilápia, que trabalha desde a produção de ovos até a pesca.

 

O desenvolvimento também fica visível nos frigoríficos responsáveis pelo abate: são quase 600 toneladas por mês e o número cresce a cada ano. O número de funcionários também aumentou, de 430 para 570. O objetivo agora é investir em máquinas mais modernas.

 

"Hoje nós temos que investir na redução de custo. Otimizar nossos processos, melhorar o custo com mão de obra, com equipamentos. E, por isso, nós fizemos algumas parcerias com empresas nacionais e com a Noruega que está vindo pra investir forte no nosso país", diz Ramon Amaral, dono do frigorífico.

 

Fonte: Globo Rural