Notícias de Mercado

12/09/17

Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras

Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de R$ 7,11 bilhões


  

Motin, do comitê da Abras, disse que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas aumentou de 28% para 59,7% em quatro anos

 

O setor supermercadista deixa de faturar, por ano, uma quantia equivalente a uma empresa que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras, ou seja, aproximadamente R$ 7,11 bilhões. O dado consta do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados, que foi apresentada pelo membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Eder Ismael Motin, durante a primeira parte do Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos", evento que antecede a 51ª edição da Convenção Abras 2017 e que foi realizado na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP).

 

O Índice de Perdas, verificado em 2016, foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto. "Ficou 0,02 pontos percentuais [p.p.] acima do índice verificado em 2015, que foi de 2,26%. Ou seja, no ano passado, para cada R$ 100 que o setor faturou, R$ 2,28 foi parar no lixo", afirmou Motin, que também é controller da rede Condor.

 

O executivo destacou que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas tem aumentado: de 28%, em 2012, para 59,7%, em 2016. Segundo Éder, o objetivo do comitê é contribuir para que todas as empresas do setor adotem essas práticas num intervalo de tempo que seja o mais curto possível.

 

Motin também chamou a atenção para a importância de as áreas de prevenção de perdas se reportarem diretamente à presidência ou, pelo menos, à controladoria das empresas varejistas.

 

O executivo também falou sobre as boas práticas adotadas, em prevenção de perdas, pela rede Condor. "Este ano, devemos encerrar com um índice de 1,76%, inferior à média do setor."

 

As principais informações do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados já está disponível no portal da Abras e também na edição de agosto da revista SuperHiper.

 

A 51ª edição da Convenção Abras, que traz, este ano, o tema "Mudanças - Vamos Juntos!", acontece de 12 a 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante três dias, os convencionais contarão com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos do conhecimento, ministrados por renomados especialistas, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia Abras, que traz lançamentos e soluções para o varejo de alimentos.