Notícias de Mercado

20/03/19

O perfil de empreendedor das empresas que faturam mais

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro

 

A primeira palestra desta tarde (20) de Convenção Abras foi feita pelo diretor da GfK, Marco Aurélio Lima, que falou, de forma breve, sobre as competências que os jovens e talentosos líderes do varejo, dos dias de hoje, costumam ter. A ideia de abordar o tema foi inspirada no painel que viria logo depois de sua palestra: “Jovens bem-sucedidos: ideias que se transformaram em grande sucesso”.

 

Lima disse que tão importante quanto ser um jovem de sucesso é seguir bem-sucedido ao longo do tempo, porque é essa longevidade que marca um grande empreendedor. Segundo ele, é possível identificar alguns atributos importantes aos profissionais com essa vocação. Para explicar esses atributos, recorreu ao estudo da GfK, intitulado Mercado de Vizinhança, que traz dados específicos sobre quatro perfis predominantes de empreendedores do varejo.

 

“Desses perfis, um, de jovens, destaca-se e nós o batizamos de ‘Tom’, que se notabiliza pela forte capacidade de gestão. São jovens muito abertos ao aprendizado e às inovações, com alta escolaridade, que controlam as perdas, investem em tecnologia, em gestão de categoria, descentralizam o comando da empresa e fazem questão de estar próximos aos fornecedores”, explicou Lima.

 

Segundo o diretor da GfK, os empreendimentos dos gestores com esse perfil faturam mais do que os dos demais três perfis identificados e costumam apresentar maior rentabilidade.

 

Redação Portal ABRAS