Notícias de Mercado

22/05/19

Falta de fôlego faz vendas do varejo recuarem 0,5% em abril, aponta Boa Vista

O Indicador Movimento do Comércio, que mede o desempenho das vendas do varejo em todo o país, caiu 0,5% no mês de abril em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da Boa Vista, o índice vem mantendo o ritmo observado desde o começo do ano e subiu 1,5% em abril.

 

Os resultados indicam uma recuperação lenta do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, queda da confiança e tímido crescimento da atividade econômica continuam sendo os principais desafios para o desenvolvimento do setor.

 

Setores

 

Na análise mensal, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 4,3%. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses avançou 1%.

 

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,9% no mês. Nos dados acumulados em 12 meses houve queda de 0,6%.

 

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou aumento de 0,3% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 1,8%.

 

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% em abril, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses avançou 0,4%.

 

Fonte: Money Times