Notícias de Mercado

15/10/18

Carnes: as projeções da CONAB para 2018

Nas projeções da CONAB, embora menor (queda de 0,29%), a produção brasileira de carnes em 2018 deve manter-se, como em 2017, em torno dos 26,2 milhões de toneladas. A queda, neste caso, estará sendo determinada pela produção de carne de frango, prevista em 13,4 milhões de toneladas, 1,34% menos que no ano passado.

 

Na exportação, a carne de frango também recua. Mas a queda projetada, de 2,18%, é inferior à prevista para a carne suína, de praticamente 15%. Como resultado, as exportações totais, de pouco mais de 6,7 milhões de toneladas, recuarão 2,39% no ano.

 

A disponibilidade interna total tende a um crescimento médio próximo de meio por cento. Mas em decorrência, sobretudo, do forte retrocesso nas exportações de carne suína. Nestas projeções, a disponibilidade de carne de frango será perto de 1% menor.

 

Como corolário, a disponibilidade per capita das três carnes somadas tende a um recuo inferior a meio por cento. Mas, novamente, a contribuição maior para a (quase) manutenção dessa disponibilidade vem da carne suína, pois o per capita da carne bovina tende a uma redução de 0,3% e o da carne de frango de 1,77%.

 

Fonte: AviSite