Notícias de Mercado

28/03/19

Abras promove visita das Associações Estaduais ao Congresso Nacional

 

 

  

 

 

A Associação Brasileira de Supermercados realizou hoje (28), o evento Abras no Congresso Nacional, visita guiada com o presidente João Sanzovo Neto e os presidentes e executivos das associações estaduais ao plenário da Câmara dos Deputados e Senado Federal.


O passeio também incluiu palestras com especialistas jurídicos sobre projeto de lei, compliance e sistema político atual, que aconteceu na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e contou com a participação dos deputados federais Efraim Filho (DEM-PB), que é  também  presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), Domingos Sávio (PSDB-MG) e Rosana Valle (PSB - SP).


 João Sanzovo abriu o evento destacando a importância de proporcionar aos presidentes e executivos das estaduais conhecer um pouco mais do dia a dia do Congresso e do trabalho da Abras na defesa do setor, por meio do escritório de Brasília, coordenado pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra. "? uma honra recebê -los aqui e trazer mais conhecimentos a todos. Eu, como ex-prefeito, já visitei várias vezes está casa, mas nunca dessa maneira, com a oportunidade de conhecer a história do Congresso e saber dos detalhes dos processos de trabalho."


Em seu discurso, Efraim Filho parabenizou o presidente João Sanzovo pela iniciativa de reunir os supermercadistas no Congresso Nacional, e destacou a relevância do associativismo para o desenvolvimento dos estados brasileiros. "Os empresários do setor de comércio e serviços sofrem com burocracias em excesso, tributações desnecessárias, que muitas vezes, os impedem de expandir seus negócios, de gerar mais empregos. Aos poucos estamos mudando a cultura de desvalorização do empresariado, que é quem empreende, paga imposto e trabalha, e a Frente FCS, nasceu com essa concepção, mas precisa de um trabalho de base com cada estado, por isso essa visita é tão importante, possibilita a valorização também dos parlamentares que defendem o setor."


Domingos Sávio falou da necessidade de simplificação do ambiente empresarial do Brasil, citando como exemplo a aprovação, em 2017, do decreto que reconheceu a atividade supermercadista como essencial. "Participei ativamente desse processo, e vi a dificuldade que foi de simplesmente atualizar uma legislação que já estava ultrapassada. Os empresários precisam de mais apoio para empreender."


Assinatura


 Após a visita ao Congresso, os supermercadistas participaram de um almoço no restaurante Coco Bambu. Na oportunidade o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto Ferreira, assinaram Acordo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de Ações em prol do setor, que inclui medidas que impulsionem o processo de inovação entre varejo e indústria.


Redação Portal Abras