Notícias de Mercado

03/10/16

7ª Semana Tecnológica SENAI aborda eliminação dos HCFCs

  
A 7ª Semana Tecnológica SENAI de Refrigeração e Climatização ocorreu com sucesso de 28 de setembro até hoje, 1 de outubro , na Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo. Entre os destaques nos temas desta edição do evento, estavam os cuidados e as técnicas utilizadas na segurança, no manuseio, acondicionamento, transporte e destinação de fluidos frigoríficos (refrigerantes), principalmente visando todo o processo de eliminação dos HCFCs em curso no País.


Ao todo cerca de 3 mil profissionais (entre alunos e técnicos da área) puderam participar dos quatro dias do evento, composto por palestras de renomados especialistas e por uma área de exposição de equipamentos.

O objetivo da Semana Tecnológica foi ampliar o  relacionamento entre técnicos/alunos, empresas, especialistas da área e fabricantes, com foco no desenvolvimento profissional da área de refrigeração e climatização, como explicou seu diretor Eduardo Macedo Ferraz e Souza durante a abertura do evento.


“Observamos hoje uma quebra de paradigma, com nosso setor influenciando diretamente na preservação da camada de ozônio e na diminuição do aquecimento global. Isso utilização de diversos tipos de fluidos refrigerantes, naturais e sintéticos”, disse Souza.

O diretor do SENAI destacou que o profissional da área está cada vez mais atento às características do fluido, como a flamabilidade, a toxidade, a composição, o potencial de degradação da camada de ozônio (ODP) e do aquecimento global (GWP), além de se preocupar com a eficiência energética do sistema.  

 

A gerente de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente, Magna Ludovice, uma das autoridades presentes na abertura do evento, concordou com o diretor do SENAI, enfatizando em seu discurso a importância do bom trabalho dos técnicos em refrigeração e climatização para a efetivação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

 

A gerente agradeceu em especial o trabalho da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”,  que formou este ano mais de 900 alunos nos Cursos de Boas Práticas em Refrigeração, promovidos pelo ministério e implementados pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - GIZ (no ano a escola forma cerca de 5.500 alunos em todos os seus cursos). 

 

Mais conhecimento

A programação, gratuita, que incluiu 30 palestras, foi direcionada a estudantes das redes pública e particular de ensino, técnicos, empresários, profissionais liberais, entidades de ensino e profissionais do setor.

Os painéis, sempre seguidos de debates, focaram nos temas segurança e o ciclo de vida dos fluidos refrigerantes, como origem e fabricação; envase, transporte e estocagem; manuseio pelo técnico; acidentes; recolher, reciclar e regenerar (3Rs); e o descarte e destruição.

O evento do SENAI contou com o apoio do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (PNUD) Brasil;  e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável -  Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – implementadora dos cursos de boas práticas em todo o Brasil.


Além disso, contou também com o apoio do setor empresarial,  por meio do  Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (SINDRATAR-SP), da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), da Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (ANPRAC), da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC), da American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE Brasil),da Sheet Metal & Air Conditioning Contractors National Association (SMACNA), do site técnico Ambiente Gelado e diversas empresas da área de Refrigeração e Climatização.



Veja mais em: https://refrigeracao.sp.senai.br/


Fonte: GIZ/Sete Estrelas Comunicação


<