Notícias

06/03/2019

Crescimento em lojas e empregos no setor supermercadista capixaba é apontado por pesquisa

O projeto Acaps Itinerante, reiniciado em março de 2018, percorreu 27 municípios capixabas até o final do ano passado, realizando visitas e coletando dados junto às lojas supermercadistas.

Os dados tabulados demonstram um crescimento de 16% no número de supermercados, que saltaram de 781 lojas em 2012, para 909 em 2018, apenas nas cidades já visitadas.

Outra informação interessante computada pela pesquisa foi no número de empregos, que apontou um crescimento de 23%. O destaque ficou para a cidade de Presidente Kenedy, que com a instalação de 05 novas lojas, entre 2012 e 2018, obteve um aumento de 232% no número de empregos diretos nos supermercados.

A Grande Vitória e as cidades de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, grandes pólos interioranos, já foram abrangidas pela pesquisa, o que demonstra uma boa relevância das informações registradas até o momento. A estimativa é que no início do segundo semestre deste ano todos os municípios do estado estejam atualizados.

“A pesquisa é bem detalhada, visitamos cada loja supermercadista, seja de pequeno ou grande porte, localizada em locais acessíveis ou mais isolados, tudo para que os dados sejam os mais fidedignos possíveis”, garante um dos envolvidos no projeto e assistente na Acaps, Sr. Roberto Tessinari.

O estudo de campo está sendo representado pela Srª. Simônia de Paula Oliveira, que também tem exercido o trabalho de porta voz da Acaps junto às empresas, levando informações importantes para os associados e captando novas empresas para o grupo. Em 2018, o crescimento associativo da Acaps foi de mais de 14%, sendo o Acaps Itinerante um grande contribuinte deste quadro.

“Ao conhecer nossos trabalhos mais detalhadamente, as empresas entendem a importância do associativismo para seu negócio. Por isso, o estudo de campo vai além da coleta de dados, ele busca ouvir as necessidades do empresário e levar soluções para o seu dia a dia”, explica o Superintendente da Acaps, Hélio Schneider.